Quem sou eu
- Clarice Fernandes
- Sou Clarice Fernandes, filha, irmã, esposa, mãe e artesã. Dúvidas? Tenho todas e sempre aparece mais uma; Certezas? Tenho algumas e sempre desaparecem algumas no ar; Tenho sede de aprender, tenho fome de ensinar e quero usar esse novo blog para organizar melhor as minhas possibilidades. Sejam todos bem vindos e não saiam sem deixar registrada sua passagem por aqui. Bejoks
sexta-feira, 8 de março de 2013
8 de março Dia da Mulher.
Hoje e sempre desejo que todas as mulheres sejam guerreiras, lutem por seus ideais e acima de tudo por sua felicidade e bem estar. Que não esperem por um dia específico no ano para se sentirem especiais, somos especiais todos os dias, ainda que não tenhamos tanto tempo assim para perceber e desfrutar disso.
8 de março é Dia de homenagear aquelas mulheres que lá no passado morreram em nome de condições dignas de trabalho e por mais respeito, ainda lutamos pelos mesmos objetivos, mesmo que em proporções menores, graças a evolução da humanidade, mas muitas ainda sofrem pelo mundo, caladas, submissas, escondendo se na sua torturante realidade, e o que é pior, acreditando que não tem forças para mudar seu futuro.
Nós artesãs, também sofremos e muito, com a discriminação pelo nosso ofício.
Quem já não ouviu?:
-Você já pensou em arrumar um trabalho de verdade? ou:
- Artesanato, isso dá dinheiro? ou pior:
- Nossa que caro! Uma coisinha de nada, pra que cobrar tão caro?
Hoje em dia, muitas mulheres foram "resgatadas" pelo Artesanato em geral, viram o grande filão que essa profissão pode abocanhar no mercado e quanto se tem oferecido para melhorar as condições de trabalho, a aquisição de ferramentas e materiais, as mestras e mestres de algumas artes, já não escondem seus conhecimentos como era comum se fazer em outras épocas e há muito tempo deixou de ser uma hobby ou terapia para muitas que começaram dessa forma, hoje é Profissão.
Março começa como mês das Mulheres, mas é também o mês do Artesão, atividade ainda discriminada por outros segmentos. Então saibam que não fazemos bordadinhos, bonequinhas, crochezinhos, pinturinhas e todos outros "inhos e inhas"...
Não participamos de feirinhas, não vendemos em lojinhas. Somos trabalhadoras, produtoras, vendedoras das nossas Artes e não estamos esperando piedade, a valorização do nosso trabalho é tudo que precisamos.
A delicadeza e personalidade de cada Artista fica impressa nas peças confeccionadas e uma nunca fica igual a outra, mesmo numa produção em série (pouco comum entre Artesãos de verdade!), cada Artesanato é exclusivo em sua essência.
Alguém duvida que existe combinação mais minuciosa e delicada do que ser MULHER e ser ARTESÃ?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário